terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ilíada


Continuação da série da Ilíada ...
"Devemos salientar em seguida os feitos valorosos de Diomedes (canto V) , a ida de Heitor a Tróia, para pedir a Hécuba que faça oferendas a Atena, e a sua despedida de Andrócoma, sua mulher( canto VI).Novo duelo ocupa o canto VII, desta vez entre Ájax e Heitor.
No VIII, Zeus proíbe os deuses de intervirem na contenda e começa então verdadeiramente a cumprir a promessa feita a Tétis,madnando grandes reveses aos Aqueus.Estes são tais que, no canto IX, Agamémnon envia Aquiles uma embaixada a solicitar a reconciliação, com ofertas riquíssimas, mas sem resultado.
O X, a Doloneia, tira seu nome de Dólon, o espião que Heitor mandara de noite , e que Diomedes e Ulisses, que haviam saído com idêntico propósito,matam.
No canto XI, sobressaem os feitos bélicos de Agaménon.
No XII, os troianos atacam com êxito a muralha e trincheiras defensivas dos Aqueus.
No XIII,temos o combate junto às naus.
No XIV, o dolo de Zeus: Hera consegue seduzir e adormecer Zeus de modo a desviar as suas atenções do campo de batalha, para que Poséidon possa socorrer os Aqueus.Mas Zeus ,uma vez desperto, continua a favorecer os troianos, segundo a promessa feita a Tétis, e o seu avanço é tal que se prepararam para incendiar as naus dos Aqueus, o que equivale a cortar-lhes a retirada (canto XV)
Perante um tão iminente perigo, Aquiles consente, enfim, que seu amigo Pátroclo, revestido das suas próprias armas, vá para o combate, à frente dos Mirmidões.Os feitos gloriosos e a morte de Pátroclo, ás mãos de Heitor,preenchem o canto XVI, por isso mesmo chamado Patrocleia.Segue-se a aploteía de Menelau, para defender o cadáver do amigo de Aquiles (XVII).Ferido profundamente pela triste notícia, Aquiles resolve vingar a morte de Pátroclo;para isso , o próprio deus Hefestos, a pedido de Tétis, lhe forja uma armas de ouro, prata,bronze e estanho( XVIII)
No canto XIX, efetua-se a reconciliação com Agaménon.A luta titânica entre o maior dos heróis aqueus e o maior dos troianos ocupa os três livros seguintes.Depois de diversos recontros em que Eneias se evidencia, no canto XX,temos, no XXI,o combate junto do rio e a morte de Heitor, depois de uma longa perseguição em volta das muralhas de Tróia, no canto XXII.
Todo o livro XXIII é ocupado pela cremação e pelos jogos em honra a Pátroclo.No canto XXIV, o velho rei de Tróia,Príamo, ousa ir à tenda de Aquiles,pedir-lhe, com ricos presentes, a restituição do corpo de seu filho;o herói aceita e concede umas tréguas de doze dias para se realizarem os funerais de Heitor, acto com o qual termina o poema.
Personagens:
Aquiles:o herói modelo, nobre e valente, mas impulsivo;

Agaménon: o comandante supremo da expedição,arrogante,prepotente,mas pronto a retratar-se quando errou;

Ájax: o guerreiro forte e persistente, mas que só vale a força física

Diomedes: ataca os troianos na falta de Aquiles, cavaleiresco,forte no combate e o melhor da sua idade no conselho, é o herói que ousa medir-se com os deuses, à sua valentia é consagrado o canto V

Pátroclo: o amigo fidelíssimo de Aquiles, que se revela um valente, apreciado por todos por sua bondade e doçura;

Menelau: o causador da expedição

Nestor: filho do rei de Pilos, que muito aconselha e gosta de apaziguar os ânimos com suas falas harmoniosas.

Ulisses: guerreiro valente, homem prudente e avisado, escolhido para as missões delicadas, como a de restituir Criseida.

Heitor: figura heróica e humana.É modelo de filho, de marido , de pai, de cidadão.luta peli país e pela sua família


Se você terminou de ler tudo isso aí encima e parou:Tá não entendi nada.Calma!Isso é normal.Ilíada e Odisséia são poemas épicos que eram cantados.. então o legal é ler muito lentamente pra absorver alguma coisa.. ou não também.Só a nível de curiosidade.=D Taí.
Fonte: Estudos de História da cultura Clássica/Maria Helena da Rocha Pereira

Um comentário:

  1. Tu podias fazer uma reinterpretação da obra em linguagem confortável ao leitor. x]

    ResponderExcluir