terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um poema um pouco antigo...



Bom, olá leitor do meu blog.Creio que os poemas mais antigos da humanidade ,Ilíada e Odisséia( na nova ortografia não teria esse acento no "éi" mas está registrado assim então nada posso fazer) não mereceram a devida atenção e estudo..Então vou tentar dar uma "luz" aí para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais dessa tal História.=D

" A Ilíada revela, bem claramente, uma arte de narrar que não pode ser primitiva.O assunto é limitado:a cólera funesta de Aquiles.[...]O poema não conta a guerra de Tróia desde o começo[...]Pelo contrário, a narração não chega a descrever a morte de Aquiles,tantas vezes anunciada, nem a queda de Ílion.
"[...]vemos o sacerdote de Apolo, Crises, avançar até as naus dos Aqueus, para implorar que lhe seja restituída sua filha Criseida, pela qual oferece um esplêndido resgate.Todos querem consentir , mas Agamémnon, a quem a jovem fora atribuída como cativa de guerra responde desabridamente ao sacerdote.[...]Agamémnon, depois de uma azeda disputa com Aquiles,só aceita fazer a devolução da sua cativa desde que,em troca,receba Briseida, a presa do rei dos Mirmidões.Criseida é restituída ao pai, e a peste( Aquiles tinha pedido para Apolo castigar os Aqueus e veio como uma peste =D) cessa.
No canto II,Agamémnon tem um sonho enganador,mandado por Zeus,para induzir a atacar.FAz-se( esse faz-se é pra minha mãe ..ela sabe porque) a enumeração ou catálogo das naus.
No canto III, mostra-nos um duelo entre Páris e Menelau, destinado a pôr termo ao conflito através da luta entre os dois principais interessados.Mas um arqueiro troiano dispara:Agamémnon passa a revista as tropas e a batalha recomeça(canto IV)

>Continua<
Pra quem quer acompanhar como acaba essa longa história fica ligado nas minhas postagens que assim que der eu coloco mais coisas sobre Ilíada.(Acharam que eu iria colocar tudo de uma vez né?!! ahá nem pensar =D)
**Fonte:Estudos de História da Cultura Clássica/Cultura Grega/Maria Helena da Rocha Pereira

2 comentários:

  1. Oh meu deus! E o desenrolar desse rolo fica para o próximo episódio! Oh! Como terminará? Então a tua mãe também lê teu blog, é? Oi mãe da Rayssa!

    ResponderExcluir
  2. Blogger -> Configurações -> Comentários -> Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?" -> Não! Pelamordedeus NÃO!

    ResponderExcluir