segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Coisas para se pensar...



Não é de hoje que as pessoas escrevem,falam, cantam coisas sobre o amor..Então aí vai algumas cossitas masss

Você sabe o que é Amor Cortesão?
"A expressão "amor cortesão", designando a relação entre um homem e uma mulher , foi usada pela primeira vez por Gaston Paris, em 1883, em um artigo sobre O cavaleiro da charrete[...] romance que relata o amor mais que perfeito de Lancelot por Guinevere, esposa do Rei Artur.
Trata-se da fine amor [...] do amor perfeito e acabado.
[...] o amor cortesão não é um conceito unânime.Esta representação plural define o amor de um cavaleiro por uma dama casada e inacessível,ora um amor mais carnal,portanto adúltero, ora ainda, o vínculo entre jovens que aspiram ao casamento.
O amor cortesão é uma arte de amar inacessível ao comum dos mortais,ao mesmo tempo disciplina da paixão e religião do amor.
O reverante suspirante treme, sua vida depende de um único olhar de sua dama,o amor é loucura, na verdade, uma bela loucura.Cativo do desejo,o poeta morre de amor,mas como a fênix, renasce das cinzas.O tormento causado pelo amor é simultaneamente prazer e morte.Ao olhar da dama é atribuído poder de vida e morte."

Tem muito mais de onde veio isso tudo!Livro: Dicionário Temático do ocidente Medieval 1, p.47-55.
Sóoo praaa ( risos) não estou apaixonada só achei no mínimo interessante ler sobre o amor na Idade Média.

Um comentário:

  1. Hmmm... Tinha em mente que esse tipo de amor não existia na I.M., fato que casamentos eram contratos entre famílias e o casamento por amor só surgiu no conceito de amor romântico para uma utopia monogâmica com o Romantismo no final do séc. XIII. Mas pelo jeito, parece que havia alguma forma de romantização na nobreza da I.M.

    Se quiser separar umas partes que falam sobre o assunto no livro pra mim... ;] Agradeço. xDDD

    ResponderExcluir