segunda-feira, 20 de junho de 2011





Perguntas e respostas:
Como surgiu a festa de São João e o Natal ?

Bom estudando para a temida prova de História Moderna ... no texto Cultura Popular Na Idade Moderna , do Peter Burke, achei uma explicação interessante para essas perguntas.
(Que a gente sempre se faz quando essas festas chegam e quando acabam a gente nem lembra mais porque se perguntou..)
" A estória de são João Batista está mais bem documentada e, curiosamente, segue linhas semelhantes às de Robin. A noite de são joão cai no Solstício de Verão. Nos inícios da Europa moderna, essa festa era a ocasião de muitos rituais, que incluíam acender fogueiras e pular por cima delas, tomar banho em rios, mergulhar ramos. O fogo e a água são símbolos usuais de purificação, de modo que é plausível afirmar que o significado da festa era a renovação e a regeneração, e também a fertilidade, pois existiam rituais para adivinhar se a próxima colheita seria boa ou se uma determinada moça se casaria no ano seguinte.
O que tudo isso tem a ver com são joão? É como se a Igreja medieval adotasse uma festa pré-cristã e fizesse sua. Assim como a festa do Solstício de Inverno, em 25 de dezembro, veio a ser celebrada como o nascimento do anunciador de Cristo. O banho no rio era reinterpretado como uma comemoração do batismo de Cristo por são João no rio Jordão."

Legal né. Adorei esse texto. Talvez eu poste mais coisas sobre festas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário