segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Porque nos tornamos professoras? -Roseli A. Cação Fontana
Esse é o nome do livro "light" que estou lendo... seria um livro de lazer mas ao mesmo tempo obrigatório.
Fiz essa pergunta pra " as tantas que existem" dentro de mim..Porque escolhi ser professora?
Será que eu escolhi.. ou... foi levada pelas circunstâncias?
Será que se escolhe essa profissão? Existe dom?
São muitas perguntas que talvez sejam respondidas com o passar do tempo... com o decorrer da carreira... com a experiência em "campo".. ou não... essas perguntas podem tornarem-se outras pergutas ainda mais intrigantes...
... nossa esse assunto vai dar muitos posts....
Mas para deixar um pouco para os próximos... colocarei aqui um pouco do que me chamou a atenção no livro.

"Não somos as missionárias- às vezes conseguimos nos lembrar disso- não somos lindas e chiques, não somos boazinhas, não demos enaão daremos conta de salvar a Humanidade ("Sem educação não há salvação"), sequer a humanidade dos alunos e de nós mesmas.Não somos o que o discurso moderno nos ensinou que deveríamos ser.E se não somos isso e se não temos nenhum reconhecimento social (para nao falar em salário) disso que somos dia-a-dia,concretamente, quem somos nós afinal?Todo mundo ajuda a construir uma certa imagem... mas quem mora nela somos nós." Eliane Marta Teixeira Lopes - De Helenas e de professoras

"Ora nos defrontamos com aspectos das professoras que tem sido e que temos produzidos, que nos ajudam a interpretar o vivido; ora nos deparamos com uma professora fictícia, idealizada, à qual nos procuram ajustar, convertendo-nos em uma máscara, o que torna impossível ver nossa face; ora o reflexo da nossa própria fisionomia é-nos negado."

"Vivendo os efeitos produzidos por esse jogo de olhares ( e de juízos), seja como aceitação, submissão ou como resistência, habitamos essas "faces", conferindo-lhes vida, materialidade, tornando-as parte constitutiva "do ser professor (a)" em nós."
...
To adorando o livro..
Continuarei postando para alguns ...nao sei quem , ler.

3 comentários:

  1. AHaaaa...eu li...eu li...ashuashuhsau
    "não somos lindas e chiques"
    tu pode considera issu so pq n é professora ainda...ahsuhsau
    bju linda chique...
    bom post x@

    ResponderExcluir
  2. Nao acho que seja um dom. Mas sim existem pessoas que desenvolvem e pegam gosto pela vontade de ensinar, de passar adianta aquilo que sabe e assim contribuir para o crescimento de outras pessoas, sentindo satisfaçao em vê-las crescer intelectualmente.
    Educar eh uma arte.

    ResponderExcluir
  3. Olá..estou procurando mais informações sobre o livro que vc citou da Eliane M.T. Lopes. Podes me dar mais informações?
    Titulo, Editora,etc.
    Obgada.
    Karla_ps30@hotmail.com

    ResponderExcluir